Foco: Dentro da Ucrânia
Romênia
Hungria
Polônia
Ao redor do mundo – igrejas e parceiros da GKPN
1ª Fase: Alívio de Emergência
Objetivo: Recrutar igrejas, ONGs cristãs e membros da GKPN nesta campanha de ajuda. Envolver-se na angariação de recursos financeiros e humanos para ajudar as organizações envolvidas na iniciativa com ações de emergência na região de foco
Os parceiros se reunirão para o estabelecimento de armazéns de recursos de socorro nas áreas fronteiriças de todos os países regionais afetados.
Status da fase: Já em execução
2a. Fase: Realocação de Refugiados
Objetivo: Levantar 2.000 igrejas para receber ou sustentar 1 família cada, fornecendo moradia independente, alimentação, saúde, assistência espiritual, educação e empregos para a nova família se ajustar ao novo ambiente por um ano inteiro.
– Esta realocação acontecerá dentro das fronteiras da Ucrânia, fora das fronteiras imediatas da Ucrânia – Moldávia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Polônia, e em todo o mundo através das igrejas locais da GKPN e outras igrejas irmãs.
Status:
- Em seu estágio inicial, com 1,200 orfãos e seus cuidadores já enviados para Varsóvia, na Polônia, em parceria com a ESPA Foundation, and 100 orfãos enviados para Stuttgart, em parceria com a igreja Gospel Forum.
- Organizando a ida de 30 famílias para o Brasil, ao final de Março e começo de Abril.
- Três ônibus de refugiados já enviados para a Itália, debaixo do cuidado da pastora Roselen, de Milão.
- Compra de 03 ônibus para locomoção de refugiados dentro da Ucrânia e transporte de alimentos, entregues aos irmãos e irmãs da Word of Life Church, da Suécia, que estabeleceram cinco centros de acolhimento e triagem dentro da Ucrânia.
- Fase inicial de parceria com a União de Igrejas Batistas e a União de Igrejas Pentecostais da Romênia para recebimento de 500 famílias em parceria com 500 igrejas locais.
3º. Fase – Reunir as famílias
Objetivo: reunir as famílias assim que as condições na Ucrânia o permitirem.
– Assim que as condições o permitirem, as famílias serão reunidas. Os que estão dentro da Ucrânia já estarão no país. Este fato facilitará o retorno às suas áreas de origem.
– Os que vivem perto das fronteiras da Ucrânia, também serão fáceis de serem reunidos.
– Os que estão sob os cuidados das igrejas locais ao redor do mundo serão reunidos tanto por meio de repatriação ou, se decidirem ficar definitivamente no país de acolhimento, facilitaremos a reunião dos homens que ficaram para trás com suas famílias em os novos países.
4ª Fase: Reconstrução
Objetivo: Ajudar as famílias envolvidas na iniciativa a recuperar a estabilidade em suas casas e cidades.
– Estaremos trabalhando para motivar as congregações anfitriãs a:
- Assumir a liderança na reconstrução/renovação da casa da família que hospeda.
- Caso as famílias decidam permanecer no novo país, a congregação anfitriã ajudará a família reunida a legalizar seu novo status, encontrar um emprego e receber assistência emocional, social, espiritual e psicológica no novo ambiente adotado.
Observações gerais:
- A Rede GKPN e as igrejas relacionadas à GKPN reconhecem que a chave para o sucesso desta iniciativa está no engajamento das ONGs cristãs e igrejas locais na Ucrânia e nos países fronteiriços. Portanto, nosso principal esforço será aproximar essas organizações, juntamente com as igrejas locais que já fazem parte da rede. Faremos o nosso melhor para ajudar todas as organizações individuais a aumentar e progredir em todo o bem que já estão fazendo. O seu sucesso e crescimento serão essenciais para o sucesso das fases seguintes.
Os centros de acolhimento e de transição local/regional e as congregações locais relacionadas com a Rede GKPN são e serão fundamentais para filtrar e organizar o grupo para a próxima fase – Relocação.
- Aqui é onde a Rede GKPN realmente adiciona sua contribuição ao trabalho de socorro feito pelos parceiros locais. Forneceremos as igrejas locais como plataformas confiáveis, seguras e estáveis para famílias filtradas pelos parceiros locais.
Se pudermos fazer parceria com uniões de igrejas, associações de igrejas ou denominações nos países ao redor da Ucrânia, as igrejas GKPN ainda podem adotar uma família e compartilhar o apoio dessa família em parceria com congregações locais do grupo participante. Isso gerará um benefício relacional e ecumênico ainda maior entre as igrejas locais em diferentes nações. Será o Corpo de Cristo em ação de uma maneira maravilhosa.
Igrejas, em diferentes países terão a oportunidade de enviar suas equipes missionárias ou liderança da igreja para visitar a igreja irmã e as famílias apoiadas ao longo do ano.
- A Rede GKPN trabalhará para arrecadar fundos para a realocação de famílias – passagens aéreas, trens ou ônibus da Ucrânia para onde eles vão morar durante esse período.
- As congregações locais de acolhimento assumirão o privilégio e a responsabilidade de fornecer moradia independente decente, alimentação, roupas, escola para as crianças, aprendizado de idiomas para os adultos, meios de transporte locais e uma comunidade da igreja para apoio emocional/espiritual/social para os recém-chegados .
- A chegada das novas famílias abençoará tremendamente as congregações receptoras. Os congregados e a população em geral terão uma demonstração prática do amor de Cristo e do amor dos cristãos uns pelos outros.
Os cristãos que vivem suas vidas confortáveis terão a oportunidade de experimentar Gálatas 6:2 em plenitude: “Levem as cargas uns dos outros, e assim cumprirão a lei de Cristo”.